- Evite todos os tipos de atividades extenuantes por uma semana. Atividades moderadas poderão voltar ao normal após 48 horas.
- Se a lesão for na parte superior do corpo, planeje dormir com a cabeceira elevada. Evite se curvar, uma vez que esse movimento aumenta as chances de sangramento.
- Tome Dipirona (40gts ou 1G em comprimido de 6/6h ) ou medicação prescrita conforme a intensidade da dor. Não tome ambas as medicações. Se for alérgico à dipirona, fazer uso de Tylenol 750mg de 8/8h.
- Não ingerir bebidas alcoólicas por 48 horas.
- Não fumar durante o período de cicatrização (21 dias), pode comprometer a cura e a estética da ferida.
- Mantenha o curativo compressivo por 48 horas; isso ajuda a previnir sangramento. Se o curativo ficar avermelhado (sangue) ou frouxo, reforce com gaze e micropore. Retire após 48 horas.
- Deixe o curativo interno no local por 3 dias ou até o retorno com o médico. Se o curativo ficar vermelho ou frouxo, reforce com gaze e micropore.
- Se sangramento ativo ocorrer (pingar sangue):
- Faça um roso de gaze ou tecido limpo e pressione a região por 20 minutos.
- Pressione por mais 20 minutos se persistência do sangramento.
- Se após duas tentativas de parar o sangramento não forem suficientes, ligue (067) 3325-7000 durante horário comercial. Após ou antes desse horário, ligue (067) 996466449.
- Use gaze adicional e micropore para manter uma pressão constante após a parada do sangramento.
- Mantenha o curativo seco.
- Cicatrização
- É normal apresentar edema (inchaço) e vermelhidão na região próxima ao sítio operado. Hematoma e edema diminuirão entre 10 e 14 dias. Eleve a área para reduzir o edema.
- Sensação de anestesia, coceira e sensibilidade à mudança de temperatura pode ocorrer após a cirurgia e pode levar até 18 meses para retornar à normalidade.
- Apesar da ferida aparentar cura completa após uma semana, levará no mínimo 3 meses para que ela ocorra e 12 meses para a cicatriz ter sua aparência final.
- A dor do pós-operatório deve melhora gradativamente, iniciando na noite da cirurgia.
- Dor súbita ou severo aumento da mesma podem indicar um problema. Favor entrar em contato imediatamente.
- Para enxertos, evite exposição prolongada à temperaturas frias por 3 semanas.